Análise quantitativa dos graduados, acadêmicos e evadidos do curso de licenciatura em Física da UFAC: um diagnóstico inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2149

Palavras-chave:

Formação de professores, Evasão, Licenciatura em Física

Resumo

O presente trabalho visa apresentar um diagnóstico inicial sobre o quantitativo de alunos que evadiram e concluíram o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre. O estudo foi baseado nos dados fornecidos pela coordenação do curso referente aos treze anos de existência, a partir da abertura em 2005 até o primeiro semestre de 2018. O estudo ainda apresenta abordagem estatística e uma reflexão sobre a importância do curso para o estado do Acre, bem como apresenta elementos do perfil do licenciado em Física (diplomado), como sexo, à idade que concluiu a graduação, a naturalidade e a faixa de tempo necessário para integralizar os estudos. Verificou que a diferença de sexo, forma de ingresso e períodos cursados estão ligados a evasão dos graduandos. Constatou-se que os 4º e 6º períodos têm o maior índice de evasão, a formação por outro lado ocorre entre o 8º e 11º período.

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Biografia do Autor

Bianca Martins Santos , Universidade Federal do Acre

Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde atua como coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo 59) e docente vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Coordenou o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Capes entre Agosto de 2018 e Janeiro de 2020. Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física e em Física Nuclear Teórica; e projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de formação inicial e continuada de professores de física. https://orcid.org/0000-0002-9967-0834

Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre

Formação: Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atividade Profissional: Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC) desde 2006 na área de Física. Atividades de Pesquisa: Ensino de Física e Ensino de Ciências e Matemática. Atuação em Programas de Pós-Graduação: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - polo 59) Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física. Vice-coordenador da Estação de Geofísica Aplicada do Acre credenciada a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Antonio Romero da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Acre

Graduação em Física (2010) pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Graduação Intercâmbio (2011) na Universidade de Milão - UNIMI. Mestrado em Física (2013) na Universidade Federal Fluminense - UFF, onde desenvolveu pesquisas na área de Óptica Quântica e Informação Quântica. Doutorado em Fisica (2016) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. No doutoramento desenvolveu pesquisas na área de Física de Nuclear com ênfase em reações nucleares de spallation, onde estudou as colisões próton-núcleos nas faixas de energia de interesse para aplicações terapêuticas e em reatores baseado em ADS. Trabalhou no desenvolvimento de novas ferramentas educacionais para o ensino de física a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. Atualmente é professor na Universidade Federal do Acre, no Departamento de Física. Pesquisa nas áreas de Física Nuclear, Métodos Geofísicos e Sísmicos, Eletromagnetismo e Energias Renováveis, Simulação Computacionais e Ensino de Física.

Irlen Maycon Pereira da Silva Paiva, Universidade Federal do Acre

Secretário do curso de Licenciatura em Física. Bacharel em Ciências Sociais. https://orcid.org/0000-0001-7460-7495

Eloi Benicio de Melo Junior, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Mestre em Física (PUC-Rio).  Licenciado em Física (UFAC). Doutorando em Física (CBPF). Pesquisa em Ensino de Física: Formação docente, TIC e Ensino-aprendizagem.

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Publicado

2021-01-08

Como Citar

Santos , B. M., Castanheira da Silva, M. ., Pinheiro, A. R. da C., Maycon Pereira da Silva Paiva, I. ., & Benicio de Melo Junior, E. (2021). Análise quantitativa dos graduados, acadêmicos e evadidos do curso de licenciatura em Física da UFAC: um diagnóstico inicial. Revista Educar Mais, 5(2), 261–279. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2149

Edição

Seção

Artigos