A ferramenta 5W2H na análise da inclusão das pessoas com deficiência visual nas escolas municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1893

Palavras-chave:

Deficiência visual, Escolas Municipais, FQ 5W2H.

Resumo

O artigo apresenta uma análise da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da acessibilidade e da tecnologia assistiva para deficientes visuais nas escolas municipais utilizando a ferramenta de qualidade (FQ) 5W2H. Para isso foi necessário estudar os temas: deficiência visual, AEE, acessibilidade e tecnologia assistiva, bem como a  aplicabilidade da FQ 5W2H a partir de uma metodologia qualitativa, descritiva, aplicada e bibliográfica. Os resultados mostraram, por exemplo, que o AEE é ofertado, mas com algumas limitações por conta da falta de capacitação docente na vertente inclusiva, o que reflete na dificuldade de aproveitamento dos recursos de tecnologia assistiva. A acessibilidade tem seus desafios por muitas escolas terem estruturas mais antigas, além da escassez de investimentos. O estudo ressalta a interdisciplinaridade entre administração e educação inclusiva na análise situacional como base para o planejamento de ações futuras que possam melhorar a inclusão escolar do aluno com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Cíntia Beatriz Duarte Pereira, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF), Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal (ICHS/UFF), Pós-Graduada em Gestão em Administração Pública (ICHS/UFF), Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior (FGF) e Pós-Graduada em Consultoria Empresarial com ênfase em Recursos Humanos (UNESA) e Graduada em Ciências Contábeis (FAC/UFRJ).. É servidora da categoria Técnico Administrativo em Educação, na Universidade Federal Fluminense/UFF, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF, Coordenação do curso de Sociologia. E pesquisadora e revisora de periódico em estudos ligados à: Administração Pública, Políticas Públicas, Educação inclusiva, Ensino-Aprendizagem para Educandos com deficiência no contexto do Ensino Superior.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

Pereira, C. B. D. (2020). A ferramenta 5W2H na análise da inclusão das pessoas com deficiência visual nas escolas municipais. Revista Educar Mais, 4(3), 606–623. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1893

Edição

Seção

Artigos