VisualEnergy - Monitoramento on-line de consumo de energia

Autores

  • Pedro Antônio da Silva Borges IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Brasil.
  • Carlos Francisco Soares de Souza IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Brasil.
  • Luís Gustavo Fernandes dos Santos IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.58-69.1613

Palavras-chave:

Medidor de energia, aplicação web, eletricidade, consumo de energia

Resumo

A utilização da energia elétrica tomou proporções que vão além do conforto e das necessidades básicas. Segundo o anuário de consumo de energia elétrica da Empresa de Pesquisas e Estatísticas ligada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo de energia elétrica residencial cresce há pelo menos duas décadas, com exceção aos anos de 2001 e 2002, possivelmente em decorrência dos desligamentos programados consequência do baixo volume dos reservatórios e da falta de planejamento e investimentos no setor energético. Este momento serviu de gatilho para programas de reeducação no consumo de energia, onde ferramentas foram disponibilizadas para que o consumidor pudesse reduzir seu consumo residencial. Uma destas, o selo PROCEL, presente em equipamentos novos, apresenta informações de consumo energético que serviram como base para a criação de sites e aplicativos que estimam o consumo residencial baseado no perfil de uso e estimativa de consumo dos equipamentos, sendo uma opção visual para os consumidores que buscam a redução do consumo de energia. Na mesma direção, foi disponibilizada ao consumidor residencial a Tarifa Branca, que consiste em uma tarifação diferenciada em horários distintos, porquanto só tinha acesso ao modelo tarifário convencional, que apresenta apenas uma tarifa para todos os horários. Foi diante das informações disponibilizadas, e do modelo tarifário disponível, que este trabalho foi desenvolvido, ele propõe um sistema web que possibilita a visualização do consumo energético de equipamentos em tempo real, aferidos através de um protótipo medidor próprio, que possibilite ao consumidor acesso as informações que lhe permitirão a tomada de decisão sobre a tarifa energética mais adequada para sua característica residencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

Borges, P. A. da S., de Souza, C. F. S., & dos Santos, L. G. F. (2019). VisualEnergy - Monitoramento on-line de consumo de energia. Revista Educar Mais, 3(3), 58–69. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.58-69.1613