DISLEXIA

Autores

  • Alessandra Martins Dantas
  • Arthur Dutra Gottschalk
  • Sônia Aquino Alves Faria

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.720

Resumo

Este projeto está sendo desenvolvido com o objetivo de divulgar sobre ‘’dislexia’’ para maior conhecimento e esclarecimento da sociedade. A dislexia não é uma doença, mas um transtorno de aprendizagem e, quando não diagnosticado, pode causar sérios problemas psicológicos e sociais. O tema foi escolhido para pesquisa por ser um assunto pouco abordado, muitas vezes confundido por déficit de atenção, escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos. A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Assim, é de suma importância o reconhecimento deste transtorno na primeira infância, onde a criança começa a socialização, principalmente na escola. Adotou-se como metodologia consultas bibliográficas, entrevistas com uma psicopedagoga e outra com uma pessoa disléxica. Também, foi produzido um vídeo e confeccionado banners para divulgação dos dados. Os resultados ainda são preliminares, tendo em vista que o projeto encontra-se em fase de execução. Mas o que se pode evidenciar é o quanto as pessoas desconhecem sobre o assunto, mesmo dentro das escolas, e as consequências disso é o fracasso escolar do aluno com dislexia.

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Publicado

2017-08-06

Como Citar

Dantas, A. M., Gottschalk, A. D., & Faria, S. A. A. (2017). DISLEXIA. Revista Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%p.720

Edição

Seção

Artigos