Educação para o Trânsito

Autores

  • Fabiane Borba

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2013.%25p.666

Resumo

O trabalho tem a intenção de demonstrar que a educação para o trânsito é um foco muito importante a ser trabalhado de forma preventiva e esclarecedora. Procuramos, através deste, fazer uma análise reflexiva sobre a relevância da educação para o trânsito em todos os segmentos do sistema educativo. Tendo em vista a interdisciplinaridade, as pesquisas buscaram contextualizar o tema trabalhado, incentivando o processo de ensino e aprendizagem. A partir da curiosidade dos alunos sobre o assunto, foram feitas pesquisas quantitativas sobre infrações e acidentes de trânsito no primeiro semestre do ano vigente no município de Caçapava do Sul. Foram aplicados questionários à Brigada Militar, ao DETRAN local, e à comunidade ao entorno da Escola. As pesquisas foram desenvolvidas pelos alunos do 9º ano da turma da manhã. Dados foram levantados e construídos gráficos para uma melhor demonstração dos resultados obtidos. O trabalho demonstrou que houve um alto índice de infrações de trânsito em nosso município no período descrito e que muito condutores de veículos desconhecem algumas regras básicas, apontando também a imprudência como uma das principais causadoras de acidentes. Levando em conta os altos índices de acidentes e infrações de trânsito, podemos sugerir que o assunto seja trabalhado de forma mais autêntica e efetiva nas escolas para que, desde criança, o condutor seja consciente dos riscos e dos seus direitos e deveres como ser participante do tráfego urbano.

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Publicado

2013-08-04

Como Citar

Borba, F. (2013). Educação para o Trânsito. Revista Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2013.%p.666

Edição

Seção

Artigos