O Estudo dos Solos e a Prática da Compostagem como Alternativa de Manejo Sustentável de Resíduos Orgânicos

Autores

  • Aline Nunes
  • Júlia Outeiro

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.604

Resumo

A questão ambiental, que tem sido percebida em toda a extensão da
sociedade e largamente discutida nas salas de aula, é abordada neste trabalho com foco na análise dos diferentes tipos de solo e na prática da compostagem como alternativa para o manejo sustentável do cultivo de vegetais. A compostagem doméstica foi a prática escolhida para ser desenvolvida pelo 4º ano da Escola Pio XII. Inicialmente, estudaram-se as características de cada tipo de solo e promoveu-se uma reflexão sobre a quantidade de lixo produzido pelos centros urbanos.
Em seguida elaborou-se uma exposição teórica sobre o processo de
compostagem, os problemas decorrentes da inadequada disposição do lixo e a importância dos decompositores na reciclagem da matéria.
Partindo para a prática, foi disponibilizado pela direção um local de fácil
acesso para a construção da composteira. Optou-se por construí-la no próprio solo, constituindo-se de 3 buracos medindo 3m3 cada, e cuidadosamente cobertos com armações de lona e madeira. Após a adequação do local, partiuse para a identificação, através de pesquisas, dos resíduos que poderiam ser compostados e quais seriam inadequados.
O projeto ainda não se encontra totalmente concluído, sendo a etapa em
andamento a de monitoramento e armazenagem dos resíduos orgânicos. Os alunos têm se revezado em “visitas” à composteira, a fim de revolver o material e introduzir o ar atmosférico, rico em oxigênio e consumido pelos microrganismos presentes no composto.Apesar do projeto ainda estar em andamento, já é possível analisar que
os alunos passaram a observar com mais atenção as questões relacionadas ao desperdício de recursos naturais e a importância de se encontrar alternativas criativas e viáveis que, no mínimo, amenizem certos impactos ambientais.
Assim, visualiza-se na “prática” como a natureza é capaz de regenerarse
em um ciclo perfeito, cabendo ao ser humano a simples e imprescindível
missão de respeitar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-04

Como Citar

Nunes, A., & Outeiro, J. (2012). O Estudo dos Solos e a Prática da Compostagem como Alternativa de Manejo Sustentável de Resíduos Orgânicos. Revista Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%p.604

Edição

Seção

Artigos