Educação Física escolar - uma percepção das(os) ex-discentes de uma escola estadual norte mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2288

Palavras-chave:

Educação Física escolar; Currículo; Prática pedagógica

Resumo

Este trabalho visa investigar qual a percepção da Educação Física escolar de ex-discentes de uma escola pública do Norte de Minas Gerais. Como metodologia, utilizamos a pesquisa descritiva, de corte transversal e abordagem qualitativa dos dados. Utilizamos como instrumento de investigação a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo que, nesta última, foram aplicados questionários on-line, preparados pelas pesquisadoras, com 15 (quinze) perguntas. A população foi composta por 11 (onze) ex-alunos(as) de uma mesma escola, no Norte de Minas Gerais, formados(as) entre os anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Concluímos que houve uma diferenciação das respostas correspondentes aos(as) formandos(as) de 2019 em relação aos do ano de 2016. Assim, refletimos como a diversificação de conteúdos da Educação Física na Educação Básica auxilia numa percepção mais abrangente do papel da Educação Física escolar; também, apontamos que não devemos negligenciar a função das secretarias de educação na formação continuada das(os) docentes.

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Biografia do Autor

Andréia de Fátima Vieira Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Educação Física (UERJ), Especialista em Gênero e Sexualidade (UERJ), Mestre em Educação (UFRJ) e Professora do Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2021-04-03

Como Citar

Silva, A. de F. V., & Ramalho, C. C. (2021). Educação Física escolar - uma percepção das(os) ex-discentes de uma escola estadual norte mineira. Revista Educar Mais, 5(3), 474–490. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2288

Edição

Seção

Artigos