A relação entre mobilidade discente e evasão nos cursos de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2258

Palavras-chave:

Graduação; mobilidade; expansão; evasão; educação

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa do tipo estudo de caso, desenvolvida em uma universidade pública situada no estado da Bahia, Nordeste do Brasil. Teve por objetivo, analisar como a mobilidade discente tem influenciado os processos de evasão dos cursos de graduação dessa instituição. A compreensão das causas envolvidas no processo de mobilidade que levam os discentes a migrarem dos cursos e os impactos desse fenômeno para a instituição de ensino foram estudados a partir da análise do contexto local e das políticas de expansão do ensino superior no século XXI, à luz das concepções de diferentes teóricos e de censos divulgados pelo MEC. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de mobilidade discente no ensino superior foi impulsionado pela expansão de oferta de vagas nas últimas duas décadas, que os cursos das áreas de engenharias e ciências médicas foram os mais procurados pelos estudantes que migraram da universidade analisada e que esta não dispõe de condições financeiras, estruturais e programas consolidados para conter a evasão e a desistência, especialmente nos cursos de licenciaturas, por serem processos complexos e motivados por diversos fatores.

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Biografia do Autor

Ana Paula Souza do Prado Anjos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Mestranda do Programa de Ciências Humanas e Sociais (UFOB). Especialização em Coordenação Pedagógica (2019) pela UCAM e Metodologia de Ensino para Educação Profissional (2015) pela UNEB/SUPROF. Graduada em Ciências Contábeis (2014) e em Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos (2009) pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IX – Barreiras. Analista Universitária – Pedagoga da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IX). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2172301374213738 

Marilde Queiroz Guedes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Pós-Doutorado (Universidade de Lisboa, Lisboa/PT (2018), Doutora em Educação: Currículo - PUC-SP (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC-MG (1993). Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde - PE (1982). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - PE (1985). Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IX). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (UFOB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1353574837768991

Emília Karla de Araujo Amaral, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2011). Especialista em Psicopedagogia e Orientação Educacional (FIA, 1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia, DCH-Campus IX e da Faculdade São Francisco de Barreiras. ORCID-ID: https://orcid.org/0000-0003-0745-1720. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4097875085383133

Nilza da Silva Martins, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Especialista em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX - Barreiras (BA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2788689472538294

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

Anjos, A. P. S. do P. ., Guedes, M. Q. ., Amaral, E. K. de A., & Martins, N. da S. (2021). A relação entre mobilidade discente e evasão nos cursos de graduação. Revista Educar Mais, 5(2), 373–387. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2258

Edição

Seção

Artigos