A Reestruturação Curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS: construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI

Autores

  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Magale Elisa Bruckmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Alan Alves-Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1952

Palavras-chave:

Formação Inicial, Reestruturação Curricular, Licenciatura em Física

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura.

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Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000), Mestre em Física (ênfase: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de Ensino de Física. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS; editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS).

Magale Elisa Bruckmann , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada (1987) e Bacharel (1994) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (não concluído). Atualmente é Professor Assistente, do Instituto de Física, lotada no Departamento de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e Coordenadora da Comissão de Graduação das Licenciaturas em Física.

Alan Alves-Brito , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física e em Ensino de Física e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas) da UFRGS em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Membro da União Astronômica Internacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. É diretor do Observatório Astronômico da UFRGS desde 2017. Coordena o PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development) e é representante brasileiro no Office for Education, ambos da União Astronômica Internacional. É membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2018-2020) e integra os Grupos de Trabalho para Questões de Gênero e Equidade Racial da Sociedade Brasileira de Física. É autor de 2 livros de divulgação em ciências.

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Publicado

2020-09-08 — Atualizado em 2020-09-09

Versões

Como Citar

Massoni, N. T., Bruckmann , M. E. ., & Alves-Brito , A. . (2020). A Reestruturação Curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS: construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI. Revista Educar Mais, 4(3), 512–541. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1952 (Original work published 8º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos