Percepções de professoras sobre o uso pedagógico de tecnologias emergentes: uma investigação em Porto Velho/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.410-427.1912

Palavras-chave:

Tecnologias emergentes, Prática pedagógica, Educação Básica, Amazônia Ocidental.

Resumo

O presente artigo, recorte de uma pesquisa de Mestrado, objetiva investigar percepções de professoras de escolas públicas de Porto Velho, Rondônia, quanto ao uso das Tecnologias Emergentes (TE) em suas práticas pedagógicas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Exploratória, realizada entre maio e setembro de 2018. Os dados foram coletados via entrevista semiestruturada, realizada com seis professoras de cada uma das duas escolas pesquisadas, e foi adotada a análise textual discursiva para suas análises. Verificou-se que as professoras da Escola A sentem-se mais preparadas para o uso pedagógico das TE do que as da Escola B. A partir de suas percepções, os achados indicam: que a maioria não reconhece a relação teoria-prática; um sentimento empírico de preparo para o uso das TE e; severos problemas estruturais nas escolas. Mediante tais resultados, infere-se que o uso das TE nas práticas pedagógicas dessas professoras apresenta limitações formativas e estruturais, reflexo de lacunas de formação e de limitações estruturais nas escolas públicas do município, dificultando a inserção de Tecnologias Emergentes típicas do século XXI, de forma atrativa aos educandos, em suas aulas.

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Biografia do Autor

Delziana Oliveira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho/RO.

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Departamento de Ciências da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE)Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde)Grupo de Pesquisa HISTCULT | www.histcult.unir.brUniversidade Federal de Rondônia (UNIR)

Rosângela de Fátima Cavalcante França, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Departamento de Ciências da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE)Grupo de Pesquisa PRÁXISUniversidade Federal de Rondônia (UNIR)

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Oliveira, D., Castro, R. F. de, & França, R. de F. C. (2020). Percepções de professoras sobre o uso pedagógico de tecnologias emergentes: uma investigação em Porto Velho/RO. Revista Educar Mais, 4(2), 410–427. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.410-427.1912

Edição

Seção

Artigos