Desenvolvimento Profissional e Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.305-316.1567

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional de Professores. Educação Especial. Educação Inclusiva.

Resumo

Esta pesquisa aborda a construção do desenvolvimento profissional dos professores, assim como as formações e as experiências inclusivas que os transformaram em professores da Educação Especial e Inclusiva, a partir de narrativas de professoras da Educação Básica. Estudo de cunho qualitativo, que a partir do processo de análise identificam-se quatro dimensões as quais apresentam as possibilidades e os caminhos encontrados. A primeira indica os diálogos e as reflexões sobre a iniciação profissional e as motivações para a escolha. A segunda revela os diálogos e reflexões sobre a formação e a experiência profissional, que implicam um investimento pessoal, com vistas à construção de uma identidade, que é também profissional. A terceira traz os diálogos e reflexões sobre a educação especial e inclusiva e o desenvolvimento profissional, sendo necessário propor alternativas inclusivas para a educação e não apenas para as escolas.  A quarta e última, remete aos diálogos e reflexões sobre as transformações profissionais, e nesse sentido, compreendeu-se que a formação do professor é um processo que ocupará toda sua permanência profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaé Corrêa Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Realiza Estágio Pós-Doutoral junto ao programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS sob a orientação da Profª. Drª. Andréia Mendes. Pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância(s) e Educação Infantil na PUCRS. Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação (UNISINOS), pesquisa sobre a Gestão Escolar, a Formação de Professores, os Saberes Docentes, e a Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Psicopedagogia (UNILASALLE), Orientação Educacional (ULBRA), Supervisão Escolar e Gestão Escolar (DOM ALBERTO) possui graduação em Pedagogia (ULBRA). Atua como Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Brochier/RS. Coordenou o Programa de Educação Inclusiva, as Salas de Recursos Multifuncionais e atuou como Psicopedagoga Clínica junto a Rede Municipal de Montenegro. Atuou como Coordenadora Pedagógica no SENAC/RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Formação Docente, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Educação Inclusiva, Educação Especial, assim como tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio/Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos. Professora dos cursos de Pós-Graduação do Unilasalle/Canoas, do SENAC/RS e da Faculdade Dom Alberto/Santa Cruz do Sul. Professora Tutora do Centro Universitário Leonardo Da Vinci/RS - Pólo Montenegro/RS.

Andréia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Ciências Sociais (PPGCSociais) e na graduação do Curso de Pedagogia; na Escola de Ciências da Saúde, Curso de Psicologia. Membro da Comissão Coordenadora do PPGEDu, coordenadora da Linha de Pesquisa Pessoa e Educação (PPGEdu), do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e do Grupo de Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola. Editora da Revista Educação. Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Formada em Psicologia (PUCRS/1995), possui Mestrado (PUCRS/2003) e Doutorado em Serviço Social (PUCRS/2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral (PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2008) e Estagio Recém- Doutor/FAPERGS na FAENFI/PUCRS (2009/10). Entre 2010/2015 participou do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social na mesma Universidade. Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias e educação infantil, obesidade, família, saúde, educação e bullying, entre outras. Possui parcerias no Departamento de Medicina Social e Instituto de Psicologia,Faculdade de Serviço Social da UFRGS; Universidad Complutense de Madrid; e na PUCRS junto aos Cursos de Psicologia, Serviço Social, Ciências Sociais e Nutrição.

Downloads

Publicado

2019-09-20

Como Citar

Machado, G. C., & Santos, A. M. dos. (2019). Desenvolvimento Profissional e Educação Especial. Revista Educar Mais, 3(2), 305–316. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.305-316.1567

Edição

Seção

Artigos