Ações de Gestão e Práticas Pedagógicas: Construindo Pontes e Aproximando Caminhos

Autores

  • Sandra Vaiteka Unisinos - Colégio São Luís/ São Paulo
  • Ana Cristina Ghisleni Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.269-281.1547

Palavras-chave:

Educação Básica. Práticas pedagógicas. Formação de gestores.

Resumo

O artigo analisa relações entre ações dos gestores na escola e o trabalho dos professores, aproximando as ações da gestão da escola da atividade docente. Pela fundamentação teórica foi construído o caminho do conceito de Gestão Educacional - partindo desde a Administração Escolar até a especificidade da Gestão Escolar, baseando-se em Teixeira, Gandin e Lima, Apple, Lück e Sander. Análises da Ratio Studiorum e do Projeto Educativo Comum das Escolas da Rede Jesuíta de Educação também foram usados como referências documentais por traduzirem os preceitos da educação jesuíta. A metodologia utilizada uniu elementos qualitativos e quantitativos, tendo como campo empírico uma escola da Rede Jesuíta de Educação. Realizamos entrevistas com diretores e questionários com professores. A análise de conteúdo foi associada, nas entrevistas, a mapas conceituais; nos questionários, às afirmações avaliadas por Escala Likert. Concluímos que os professores querem ser considerados nas tomadas de decisão dos gestores e esse é o ponto de maior convergência entre os grupos. O cotidiano e a gestão do tempo são desafios para o gestor, que deseja atividades mais estratégicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Vaiteka, Unisinos - Colégio São Luís/ São Paulo

Mestre em Gestão Educacional pela Unisinos; Mestre em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo; Bacharel e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ana Cristina Ghisleni, Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Linha de Pesquisa de Políticas e Gestão de Processos Educacionais, tendo como objeto de estudo os efeitos da avaliação em larga escala na Educação Básica. Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Pós-Doutora pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Em Gestão Educacional - Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos.

Downloads

Publicado

2019-09-10 — Atualizado em 2020-09-13

Versões

Como Citar

Vaiteka, S., & Ghisleni, A. C. (2020). Ações de Gestão e Práticas Pedagógicas: Construindo Pontes e Aproximando Caminhos. Revista Educar Mais, 3(2), 269–281. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.269-281.1547 (Original work published 10º de setembro de 2019)

Edição

Seção

Artigos