Uma Análise da Interdisciplinaridade entre Química e Matemática em Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio

Autores

  • Vera Lúcia Faustich IFSUL - Campus Pelotas - Visconde da Graça
  • Neslei Noguez Nogueira IFSUL - Campus Pelotas - Visconde da Graça
  • Vinicius Carvalho Beck IFSUL - Campus Pelotas - Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%25p.1230

Palavras-chave:

Balanceamento químico, Sistemas lineares, Interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar exemplos, problemas ilustrativos e propostos que abordam balanceamento químico em livros didáticos de Matemática. Como referencial teórico adotamos a discussão sobre interdisciplinaridade desenvolvida por Hilton Japiassu. Nos cinco livros que possuíam o balanceamento químico entre os exemplos e exercícios. Concordamos com a literatura no que se refere ao fato de a modelagem matemática das reações químicas dar maior significado ao estudo de sistemas lineares, e acrescentamos que poderia ser mais explorada nos livros didáticos de Matemática. Podemos dizer que tem sido recorrente nos livros didáticos de Matemática a associação entre sistemas lineares e balanceamento de reações químicas, havendo um tímido movimento de interdisciplinaridade conectando as duas áreas, já que a finalidade normalmente está muito vinculada estritamente a área da Química, dificultando uma abordagem que utilize as duas áreas como um meio, e contribuindo para que a Matemática seja abordada meramente como ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Faustich, IFSUL - Campus Pelotas - Visconde da Graça

É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (1991). Com experiência em processos industriais, padrões internacionais de qualidade e segurança, controle de qualidade, geologia, geociências, ensino técnico, empreendedorismo individual e social em desenvolvimento municipal. Tem curso de especialização em Ciência e Tecnologia da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, campus CAVG.

Neslei Noguez Nogueira, IFSUL - Campus Pelotas - Visconde da Graça

Professora e pesquisadora do IFSul-CaVG, e graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2009) e mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2011).

Vinicius Carvalho Beck, IFSUL - Campus Pelotas - Visconde da Graça

Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (Campus CaVG), professor EAD na Universidade Federal de Pelotas e estudante de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande. Trabalhou como professor de Matemática em cursos preparatórios, escolas de Ensino Médio e instituições de Ensino Superior. Tem experiência como pesquisador nas áreas de assimilação de dados meteorológicos, educação matemática e tecnologias na educação. Formação Acadêmica: Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010), Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013) e Mestrado em Educação (FURG, 2014-2015). 

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Faustich, V. L., Nogueira, N. N., & Beck, V. C. (2018). Uma Análise da Interdisciplinaridade entre Química e Matemática em Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio. Revista Educar Mais, 2(1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%p.1230

Edição

Seção

Artigos