Pedagogia para a Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos: uma construção que apela à Memória e à Justiça

Autores

  • Alicia Cabezudo Escuela de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional de Rosario e International Peace Bureau - IPB, Berlín - Germany

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1943

Palavras-chave:

Educação, Desafio, Cultura de Paz, Cidadania, Direitos Humanos

Resumo

A Pedagogia para a Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos com apelo à Memória e à Justiça requer uma formação que vise a compreensão dos acontecimentos passados e presentes, o desenvolvimento do pensamento crítico, a aquisição de novos métodos de reflexão intelectual e ao fortalecimento de práticas de ação concreta sobre a realidade. A aplicação de métodos não violentos, a plena participação cidadã e o reconhecimento da diversidade e da multiculturalidade no processo educacional garantem uma construção harmoniosa de aprendizagens que se tornará duradoura na vida e na consciência de todos os seus atores. Este artigo procura mostrar que a educação baseada nestes fundamentos está comprometida com princípios pedagógico-democráticos tendendo a uma transformação social e política gradual da população e de seus governos. Estamos falando, portanto, de uma educação que desafia as propostas pedagógicas tradicionais, propondo aprendizagens para a construção de sociedades mais justas, equitativas e solidárias no atual contexto do continente latino-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alicia Cabezudo, Escuela de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional de Rosario e International Peace Bureau - IPB, Berlín - Germany

Doutora em Educação pela Universidade de Genebra (Genebra, Suíça) e Professora da Escola de Educação na Universidade de Rosário, Argentina (Rosário, Argentina).

Referências

Aguinis, Marcos (1988) “Programa Nacional de Democratización de la Cultura”. En Revista Comunicaciones, Nro. 1, Buenos Aires.

Dewey John (1957) “La Educación de Hoy”. Editorial Losada, Buenos Aires.

Faure y otros. (2005) “Aprender a Ser”. Editorial Alianza, Madrid.

García, Félix. (1999) “Enseñar los Derechos Humanos”. Texto Fundamentales. Editorial ZeroZyx, Madrid.

Iglesias, Calo. (2006) “Educar pacificando. Una pedagogía de los conflictos.”. Ediciones Cultura de Paz, Santiago de Compostela.

Monteiro Silva, Aída & Tavares, Celma.” (2010) El papel de la Educación en DDHH en la formación de la Ciudadanía Activa”. Pernambuco.

Nassif G, Rama R. y Tedesco J.C. (2006) “El sistema educativo en América Latina” Editorial Kapelusz, Buenos Aires.

Lederach, Jean Paul. “Educar para la Paz”. 2006) Editorial Fontamara, Barcelona.

Rueda Beatriz y Muñoz Francisco. (2004) “Manual de Paz y Conflictos”. Ed.Eirene, Granada.

Publicado

2020-09-08

Como Citar

Cabezudo, A. . (2020). Pedagogia para a Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos: uma construção que apela à Memória e à Justiça. Revista Educar Mais, 4(3), 542–552. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1943

Edição

Seção

Artigos