A evasão nos cursos de graduação: como entender o problema?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1939

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Albuquerque Heidemann, UFRGS

Professor Adjunto e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenador do Centro de Referência para o Ensino de Física (CREF) e membro do Núcleo de Estudos e Ações para a Persistência Estudantil (IF/UFRGS)

Tobias Espinosa, FURG

Professor Adjunto do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), docente permanente e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS e membro do Núcleo de Estudos e Ações para a Persistência Estudantil (IF/UFRGS)

Referências

ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Brasília, 2019.

BALLEN, C. J. et al. Enhancing diversity in undergraduate science: self-efficacy drives performance gains with active learning. CBE Life Sciences Education, v. 16, n. 4, p. 1–6, 2017.

BARDAGI, M.; HUTZ, C. S. Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira. Psicol. Rev, v. 14, n. 2, p. 279–301, 2005.

BEZERRA, A. F. de A. Perfil sociodemográfico dos estudantes concluintes do Ensino Superior no Brasil em 2017. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Programa de Pós-Graduação em Demográfica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. C; BOGUTCHI, T. F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, v. 8, n. 3, p. 161-189, 2003.

DAITX, A. C.; LOGUERCIO, R. D. Q.; STRACK, R. Evasão e retenção escolar no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 153, 2016.

ESPINOSA, T.; ARAUJO, I.; VEIT, E. Crenças de autoeficácia em aprender Física e trabalhar colaborativamente: um estudo de caso com o método Team-Based Learning em uma disciplina de Física Básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 69–94, 2019.

ESPINOSA, T. et al. Reducing the gender gap in students’ physics self-efficacy in a team- and project-based introductory physics class. Physical Review Physics Education Research, v. 15, n. 1, p. 010132, 2019.

EVANGELHO, B. V. do et al. Permanência no Curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé: um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 501, 2019.

FERNANDES, J. et al. Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 105–126, 2020.

FERREIRA, L.; BARROS, R. M. de O. Uma análise do discurso do aluno trabalhador acerca de sua evasão: caso específico do curso de Matemática da UEM. Educação em Revista, v. 34, 2018.

HEIDEMANN, L. A.; GIONGO, S. L.; MORAES, K. R. DE M. Evadir ou persistir? Uma disciplina introdutória centrada no fomento à persistência nos cursos de licenciatura em Física. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, p. 160–188, 2020.

IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Rio de Janeiro, 2019.

INEP. Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.

KNOP, M.; COLLARES, A. C. M. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351–380, 2019.

LIMA JUNIOR, P. R. M. Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/78438.

MASSI, L.; VILLANI, A. Um caso de contratendência: baixa evasão na licenciatura em química explicada pelas disposições e integrações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 4, p. 975–992, 2015.

MORAES, K. R. de M. Uma investigação exploratória sobre as implicações das experiências de primeiro semestre de curso na decisão de evadir ou persistir dos estudantes de licenciatura em física da UFRGS. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206651

MORAES; K. R.; HEIDEMANN, L. A.; ESPINOSA, T. Métodos ativos de ensino podem ser entendidos como recursos para o combate à evasão em cursos de Ciências Exatas? Uma análise pautada nas ideias de Vincent Tinto. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, 2020.

OECD (2019), Education at a Glance 2019: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, 2019.

PALHARINI, F. A. Elementos para a compreensão do fenômeno da evasão na UFF. Avaliação, v. 9, n. 2, p. 51-80, 2004.

SANTOS JUNIOR, J. DA S.; REAL, G. C. M. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, n. 2, p. 385–402, 2017.

TINTO, Vincent. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

TINTO, V. Completing College: Rethinking Institutional Action. Chicago: The University of Chicago Press, 2012.

TINTO, V. Through the Eyes of Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory and Practice, v. 19, n. 3, p. 254–269, 2017.

VUONG, M.; BROWN-WELTY, S.; TRACZ, S. The effects of self-efficacy on academic success of first-generation college sophomore students. Journal of college student development, v. 51, n. 1, p. 50-64, 2010.

XU, Y. J. The Experience and Persistence of College Students in STEM Majors. Journal of College Student Retention: Research, Theory and Practice, v. 19, n. 4, p. 413–432, 2018.

YORKE, M.; LONGDEN, B. Retention and student success in higher education. London: Society for research into Higher Education & Open University Press, 2004.

ZUCCARELLI, C.; HONORATO, G. Perfil socioeconômico, motivações e aspirações profissionais de concluintes da área de Educação do ensino superior no Brasil, 2014. Poços de Caldas, MG, 22 a 28 de setembro de 2018. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais (sessão oral). 2018.

Downloads

Publicado

2020-09-08

Como Citar

Heidemann, L. A., & Espinosa, T. (2020). A evasão nos cursos de graduação: como entender o problema?. Revista Educar Mais, 4(3), 451–459. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1939

Edição

Seção

Editorial