Uma ótica possivelmente mecânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1935

Palavras-chave:

Princípio de Huygens-Fresnel, refração, padrão de Young da fenda dupla, lei de Snell, princípio da complementariedade.

Resumo

Nesse trabalho investigamos as leis da refração/reflexão e o padrão de interferência em fenda dupla para partículas. Usamos condições de contorno que consideram a estrutura discreta e vibrante da matéria com a qual as partículas interagem, resultando num espalhamento destas que possibilita o uso dos princípios de Huygens e de Huygens-Fresnel para as partículas. Conseguimos obter resultados que generalizam a lei de Snell, alei da reflexão e o padrão de Young da fenda dupla, para regiões muito próximas da interface refratora/refletora e das fendas. A escolha feita para o potencial de espalhamento utilizado, parece servir de chave para uma explicação mecânica da luz e o padrão de Young da fenda dupla, inclusive no caso da passagem de uma partícula de cada vez pelas fendas, por isso coloca em xeque a validade do princípio da complementariedade de Niels Bohr e pode ser o elo perdido que reconecta sem hierarquias a Mecânica Clássica e a Mecânica Quântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Facin, Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Física

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades de Transportes de Matéria Condensada (Não Eletrônica), atuando principalmente nos seguintes temas: modelo de Boltzmann para escoamento de fluidos, permeabilidade intrínseca, energias alternativas, sustentabilidade e numeric simulation.

Referências

HECHT, EUGENE. Optics: São Francisco: Pearson Education, 2002.

DAVISSON, C., GERMER, L. H. Diffraction of electrons by a crystal of nickel. Physical Review, vol 30 n. 06, 705 – 741 p, December 1927.

HUYGENS, CHRISTIAAN. Treatise on Light: N. York (Leyden): Dover, 1690.

Publicado

2020-09-08 — Atualizado em 2021-02-20

Versões

Como Citar

Facin, P. C. (2021). Uma ótica possivelmente mecânica. Revista Educar Mais, 4(3), 460–480. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1935 (Original work published 8º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos