Um pequeno passo: uma sessão de planetário para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.356-378.1818

Palavras-chave:

Planetários, Sessão de Planetário, Divulgação Científica

Resumo

Este trabalho apresenta a avaliação da criação de uma sessão de planetário que versa sobre a Lua (fases, eclipses e corrida espacial) para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Dada a escassez de trabalhos voltados à pesquisa em ensino e divulgação de ciências em planetários, o artigo busca contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área ao também abranger uma breve revisão histórica e apresentar uma sucinta fundamentação teórica sobre pesquisa em planetários. A sessão foi criada considerando aspectos culturais da astronomia e fundamentada em diversos trabalhos que, pontualmente, orientavam a construção de sessões de planetário. Para avaliar a sessão, foi conduzida uma pesquisa quanti-qualitativa, com testes padronizados e entrevistas conduzidas pelo método da memória estimulada. Os resultados indicam que a sessão conseguiu desmistificar algumas ideias equivocadas que as crianças tinham sobre a Lua e que associar lendas aumenta a conexão afetiva do espectador com a sessão. Considerando a escassa literatura nacional sobre a produção de sessões de planetário, esperamos que este trabalho contribua significativamente para o desenvolvimento de pesquisas na área.

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Biografia do Autor

Rafael Kobata Kimura, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa.

Doutor em Astornomia.

Pesquisa na área de Ensino de Ciências e de Divulgação Científica

Guilherme Frederico Marranghello, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Irala, C. P., Kimura, R. K., & Marranghello, G. F. (2020). Um pequeno passo: uma sessão de planetário para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educar Mais, 4(2), 356–378. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.356-378.1818

Edição

Seção

Artigos