As diferenças étnico-raciais no currículo da escola: análise intercultural crítica e decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.109-119.1698

Palavras-chave:

Currículo, Interculturalidade crítica, Decolonialidade.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como se dá a discussão das relações étnico-raciais em escolas avaliadas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Inscreve-se na interculturalidade crítica e na perspectiva decolonial, campos teóricos que questionam os processos de hierarquização e subalternização baseados na racialização dos seres humanos. Para a produção dos dados, foram entrevistados professores de escolas básicas com baixo IDEB de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicaram que todos os professores reconhecem a existência do racismo, a necessidade de superá-lo e a importância de fazer a discussão das relações étnico-raciais no currículo; portanto, há potência intercultural crítica e decolonial em suas reflexões.

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Biografia do Autor

Maria Ivone da Silva, Faculdade de Costa Rica - MS.

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) , especialização em Gestão em Recursos Humanos pela Faculdade de Educação de Costa Rica (2011) e mestrado (2007) e doutorado (2018) em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco ) . Atualmente é Professora da Faculdade de Costa Rica. Atua principalmente nos seguintes temas: Currículo, Educação, Formação do Educador, Diversidade Cultural.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

É Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-Doutorado pela UMINHO. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Silva, M. I. da, & Pavan, R. (2019). As diferenças étnico-raciais no currículo da escola: análise intercultural crítica e decolonial. Revista Educar Mais, 4(1), 109–119. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.109-119.1698

Edição

Seção

Artigos