Desempenho de estudantes de Ensino Médio em um teste sobre conhecimentos básicos de física e transformação de unidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.4-21.1569

Palavras-chave:

Ensino Médio, Teste de conhecimento, Ensino de Física, Gráficos.

Resumo

A partir do alto índice de reprovações e abando nos componentes, de primeiro semestre, de cálculo e Física do campus Bagé da Universidade Federal do Pampa no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da licenciatura em Física foi elaborado e aplicado um teste sobre conhecimentos básicos de Física e transformação de unidades. O teste foi aplicado a 944 estudantes dos três anos de ensino médio de todas as escolas estaduais do perímetro urbano de Bagé-RS. Os resultados evidenciam uma realidade que merece muita atenção, pois, em questões sobre transformações de unidades o percentual médio de acertos foi de 32%, sobre problemas simples de movimento retilíneo uniforme o percentual foi de 27% e, o mais preocupante, um baixíssimo percentual de acertos na interpretação de gráficos (20%). Espera-se que tais resultados sirvam de indicativo para uma maior atenção a questões simples de transformação de unidades, de problemas de Física envolvendo equações lineares e interpretação de gráficos, tanto por parte dos conteúdos curriculares do ensino médio quanto de ensino superior.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Inácio, A. B., Falcão, J. V., Maya, C. M. B., Marranghello, G. F., & Dorneles, P. (2019). Desempenho de estudantes de Ensino Médio em um teste sobre conhecimentos básicos de física e transformação de unidades. Revista Educar Mais, 4(1), 4–21. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.4-21.1569

Edição

Seção

Artigos