Oficina de Educação Condominial com Abordagem CTSA

Autores

  • Giuseppe Bachini Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%25p.1211

Palavras-chave:

Educação, condomínio, CTSA

Resumo

O Presente trabalho relata as atividades realizadas na forma de Oficinas com abordagem em Educação Condominial e enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente(CTSA). O objetivo foi capacitar os participantes para tomarem consciência das relações socioambientais e impactos produzidos no seu dia-dia no condomínio onde moram. A idéia foi estimular a participação e organização dos moradores e suas famílias para a gestão condominial, educação ambiental e patrimonial, visando promover a melhora da qualidade de vida e a situação socioeconômica.  As ações foram realizadas com moradores dos Condomínios, Residencial Acácia e Residencial Azaléia, localizados no Município de Pelotas/RS. O público são pessoas beneficiadas pelo Programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal, sendo todas de baixa renda. As oficinas foram realizadas no turno da noite, no salão de festas dos condomínios, com palestra sobre o tema, tendo como idéia central, trabalhar a conscientização dos participantes em serem capazes de tomarem decisões responsáveis e informadas na valorização das relações, interações e impactos ciências-tecnologia-sociedade-ambiente. Os moradores participaram ativamente identificando problemas da comunidade e debates com temas atuais e de diversos fatores tais como: sociais, econômicos e ambientais. Conforme Normativa da Portaria n°21 de 2014 do Ministério das Cidades e do Programa Municipal “Pacto pela Paz”, que propugna incentivar a abordagem CTSA nos residenciais.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Bachini, G. (2018). Oficina de Educação Condominial com Abordagem CTSA. Revista Educar Mais, 2(1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%p.1211

Edição

Seção

Artigos