Revista Educar Mais http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais <p>A <em><strong>Revista Educar Mais</strong></em> é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do Programa Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática (PRONECIM/CaVG/IFSul).</p> <p>Tem como objetivo divulgar a pesquisa científica, artigos de revisão e resenhas das áreas de Ensino e Educação da CAPES.</p> <p>A gestão editorial é automatizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A avaliação é dupla cega pelos pares (double blind peer review).</p> <p>A revista adota o sistema editorial com <strong>fluxo contínuo</strong>. Todas as edições do ano corrente permanecerão abertas (In progress) e, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição que ainda não estiver completa. Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.</p> <p><em>A revista não cobra nenhum tipo de taxa, seja para processamento, para autores ou para leitores.</em></p> <p>ISSN<strong> 2237–9185</strong> (<em>online</em>)</p> pt-BR <p>DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.</p> <p>O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.</p> <p>A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da <em>Budapest Open Access Initiative (BOAI)</em>, ou seja, <strong>os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.</strong></p> <p>Todos os artigos são publicados com a licença <a title="Creative Commons" href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/" target="_blank" rel="noopener">Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional</a>. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.</p> reducarmais@gmail.com (Nelson Luiz Reyes Marques) viniciushax@ifsul.edu.br (Vinicius Alves Hax | Analista de Tecnologia da Informação) Tue, 08 Sep 2020 17:12:38 +0000 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A evasão nos cursos de graduação: como entender o problema? http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1939 Leonardo Albuquerque Heidemann, Tobias Espinosa Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1939 Tue, 08 Sep 2020 00:00:00 +0000 Uma ótica possivelmente mecânica http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1935 <p>Nesse trabalho investigamos as leis da refração/reflexão e o padrão de interferência em fenda dupla para partículas. Usamos condições de contorno que consideram a estrutura discreta e vibrante da matéria com a qual as partículas interagem, resultando num espalhamento destas que possibilita o uso dos princípios de Huygens e de Huygens-Fresnel para as partículas. Conseguimos obter resultados que generalizam a lei de Snell, alei da reflexão e o padrão de Young da fenda dupla, para regiões muito próximas da interface refratora/refletora e das fendas. A escolha feita para o potencial de espalhamento utilizado, parece servir de chave para uma explicação mecânica da luz e o padrão de Young da fenda dupla, inclusive no caso da passagem de uma partícula de cada vez pelas fendas, por isso coloca em xeque a validade do princípio da complementariedade de Niels Bohr e pode ser o elo perdido que reconecta sem hierarquias a Mecânica Clássica e a Mecânica Quântica.</p> Paulo Cesar Facin Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1935 Wed, 09 Sep 2020 00:00:00 +0000 Análise de 4 sessões apresentadas no planetário da UNIPAMPA: Alfabetização Científica http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1886 <p>O presente trabalho tem como objetivo avaliar a possível contribuição de quatro sessões de planetário para o processo de alfabetização científica. Para desenvolver esta análise, adaptamos e utilizamos os indicadores de alfabetização científica, inicialmente utilizados para avaliar exposições. O uso desta ferramenta permite que diferentes aspectos sejam identificados dentro de uma sessão de planetário e, assim, o planetário possa escolher sessões voltadas à alfabetização científica. Das quatro sessões avaliadas, encontramos uma sessão que se destaca com a presença dos indicadores enquanto outra sessão se destaca pela ausência quase completa dos mesmos. Ainda, o Indicador Científico apareceu em todas as sessões enquanto o Indicador Institucional praticamente não apareceu<em>.</em></p> Milena Galvani Rodrigues de Almeida, Guilherme Frederico Marranghello, Pedro Fernando Teixeira Dorneles Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1886 Tue, 08 Sep 2020 00:00:00 +0000 Representações de estudantes e professores universitários sobre afetividade http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1894 <span>A afetividade vivida e experimentada no ambiente acadêmico como instrumento de representações de educandos e educadores é o tema deste trabalho, em que buscamos analisar como estudantes e professores representam a afetividade na relação educativa. A pesquisa de delineamento qualitativo foi realizada em uma universidade pública baiana e teve a participação de 133 colaboradores entre estudantes e professores. Com base na Teoria das Representações Sociais (TRS), coletamos os dados a partir da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). O estudo evidencia que o possível Núcleo Central da representação de afetividade na sala de aula da Educação Superior é composto pelos seguintes elementos: <em>respeito</em>, <em>compreensão</em>, <em>amizade</em> e <em>apoio</em>. Os resultados evidenciam que estudantes e professores têm a percepção de que a afetividade em sala de aula é positiva, apesar de causar temores em alguns. A pesquisa colabora para o campo da formação da subjetividade do discente e do seu desenvolvimento e envolvimento na aprendizagem.</span> Raoni Alves Pereira, Marinalva Lopes Ribeiro, Marcus Solon Sa de Oliveira Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1894 Tue, 08 Sep 2020 00:00:00 +0000 A Reestruturação Curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS: construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1952 <p>Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura.</p> Neusa Teresinha Massoni, Magale Elisa Bruckmann , Alan Alves-Brito Copyright (c) 2020 Neusa Teresinha Massoni, Magale Elisa Bruckmann , Alan Alves-Brito https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1952 Wed, 09 Sep 2020 00:00:00 +0000 Pedagogia para a Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos: uma construção que apela à Memória e à Justiça http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1943 <p>A Pedagogia para a Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos com apelo à Memória e à Justiça requer uma formação que vise a compreensão dos acontecimentos passados e presentes, o desenvolvimento do pensamento crítico, a aquisição de novos métodos de reflexão intelectual e ao fortalecimento de práticas de ação concreta sobre a realidade. A aplicação de métodos não violentos, a plena participação cidadã e o reconhecimento da diversidade e da multiculturalidade no processo educacional garantem uma construção harmoniosa de aprendizagens que se tornará duradoura na vida e na consciência de todos os seus atores. Este artigo procura mostrar que a educação baseada nestes fundamentos está comprometida com princípios pedagógico-democráticos tendendo a uma transformação social e política gradual da população e de seus governos. Estamos falando, portanto, de uma educação que desafia as propostas pedagógicas tradicionais, propondo aprendizagens para a construção de sociedades mais justas, equitativas e solidárias no atual contexto do continente latino-americano.</p> Alicia Cabezudo Copyright (c) 2020 Alicia Cabezudo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1943 Tue, 08 Sep 2020 00:00:00 +0000 Concepções das crianças da pré-escola em relação a fenômenos astronômicos http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1924 <p>Este artigo tem como objetivo investigar a percepção espaço-temporal de crianças da pré-escola, através do trabalho de sala de aula relacionado aos fenômenos de dia/noite, fases da Lua e estações do ano. Para tanto, foram aplicados três cronogramas de entrevista, um para cada fenômeno, atividades de observação e registro do Sol e da Lua ao longo de seis meses e uma visita ao planetário. A metodologia de investigação utilizada foi mista, quanti e qualitativa, utilizando a fenomenografia como método de pesquisa e, como instrumentos para a coleta dos dados, foram utilizados registros audiovisuais das entrevistas, desenhos das crianças e anotações do diário de bordo da professora acerca das observações. A análise do diário e das entrevistas foi feita através da análise textual discursiva enquanto a análise dos desenhos dos alunos fez uso da teoria de Piaget sobre as fases do desenho infantil. Os resultados indicaram que o ensino da Astronomia deve ser cuidadosamente ajustado à faixa etária da Educação Infantil, se mostrando de suma importância, uma vez que as crianças já trazem consigo uma bagagem sobre estes fenômenos, associada à suas vivências diárias.</p> Laura Menezes Eskasinki Dummer, Guilherme Frederico Marranghello, Márcia Maria Lucchese Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1924 Fri, 11 Sep 2020 00:00:00 +0000 Autoestima e bullying: uma revisão integrativa http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1904 <p>Este artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de descrever como as pesquisas têm estudado a influência da autoestima nos comportamentos dos autores e alvos do <em>bullying</em>. O levantamento dos dados foi realizado em quatro bases: <em>Lilacs</em>, <em>S</em><em>cielo</em>, <em>PsycArticles</em> e <em>Scopus</em>, usando os descritores “<em>bullying</em>”, “violência escolar” e “autoestima”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os resultados do processo de seleção se referem a 11 estudos, que foram categorizados em três temáticas principais: Perspectiva de gênero; Participação escolar, familiar e comunitária; e a saúde mental do estudante. Notou-se que os alvos do <em>bullying </em>sofrem com as consequências na saúde mental e seus comportamentos estão relacionados a solidão, humor depressivo, conflitos familiares, isolamento social e suicídio. Conclui-se que as intervenções com a escola e a família podem elevar a autoestima do estudante e contribuem para o bem-estar psicoemocional dos envolvidos nos episódios de <em>bullying </em>e para uma convivência pacífica entre os pares.</p> Vitor José Matos, Joilson Pereira da Silva, Karine David Santos, Valéria Maria Azevedo Guimarães Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1904 Mon, 14 Sep 2020 00:00:00 +0000 Desigualdades sociais e escolares: perspectivas de ingresso no Ensino Superior por estudantes da EJA http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1878 <div id="janelamailtopopupMail" style="z-index: 1;"><div id="janelamailtocontentPopupModalMail"><div id="janelamailtomailClosePopup">Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada na cidade de Divinópolis (MG), que teve por objetivo analisar as perspectivas de ingresso dos estudantes da EJA no ensino superior. Por meio de uma abordagem qualitativa, o desenho metodológico considerou a aplicação de um questionário a 142 (cento e quarenta e dois) sujeitos que estavam concluindo esta modalidade de ensino em 2019, com o intuito de levantar aspectos relacionados às trajetórias escolares, perfil socioeconômico dos estudantes e expectativas sobre o acesso ao ensino superior. Os dados revelaram que uma maioria considerável dos alunos tem interesse em dar continuidade aos estudos, porém possuem capital informacional e cultural insuficientes a respeito dos trâmites para a inserção na educação superior. Com isso, fica evidente no estudo que as desigualdades de acesso ao capital cultural derivam da desigualdade social, próprias das sociedades de classes, bem como é pertinente que estes estudantes, sem oportunidade de acesso ou permanência no ensino básico regular, sejam encorajados e instruídos à longevidade escolar. </div></div></div> Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Paulo Roberto de Souza Anastácio, Maraísa Inês de Assis Martins, Hugo Henrique Silva Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1878 Tue, 15 Sep 2020 00:00:00 +0000 A ferramenta 5W2H na análise da inclusão das pessoas com deficiência visual nas escolas municipais http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1893 <p>O artigo apresenta uma análise da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da acessibilidade e da tecnologia assistiva para deficientes visuais nas escolas municipais utilizando a ferramenta de qualidade (FQ) 5W2H. Para isso foi necessário estudar os temas: deficiência visual, AEE, acessibilidade e tecnologia assistiva, bem como a aplicabilidade da FQ 5W2H a partir de uma metodologia qualitativa, descritiva, aplicada e bibliográfica. Os resultados mostraram, por exemplo, que o AEE é ofertado, mas com algumas limitações por conta da falta de capacitação docente na vertente inclusiva, o que reflete na dificuldade de aproveitamento dos recursos de tecnologia assistiva. A acessibilidade tem seus desafios por muitas escolas terem estruturas mais antigas, além da escassez de investimentos. O estudo ressalta a interdisciplinaridade entre administração e educação inclusiva na análise situacional como base para o planejamento de ações futuras que possam melhorar a inclusão escolar do aluno com deficiência visual.</p> Cíntia Beatriz Duarte Pereira Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1893 Wed, 23 Sep 2020 00:00:00 +0000 Assédio no âmbito dos estágios supervisionados: entre a sujeição e o aprendizado docente http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1927 <p>O presente trabalho visou identificar a ocorrência do assédio moral e/ou sexual durante os estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Ceará. Como técnica de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado a 68 alunos que realizavam/realizaram tal disciplina no período desta pesquisa. Obtido os resultados, percebeu-se que as estagiárias são as que sofrem os maiores índices de casos de assédio, além de terem o maior número de assediadores, porém também se demonstrou que ambos os sexos sofrem com o assédio. Neste sentido, esta pesquisa pretende fomentar maiores discussões sobre tal tema e incitar que mais trabalhos relacionados a ele sejam executados, abordando o assédio dentro e fora do contexto da Universidade.</p> Thaís Borges Moreira, Francisco Nunes de Sousa Moura, Rayanne Barroso Silva, Raquel Crosara Maia Leite, Erika Freitas Mota Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1927 Thu, 24 Sep 2020 00:00:00 +0000 Percepção e representações Ciência de estudantes bolsistas de iniciação científica júnior http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1991 <p>O debate sobre ciência vem ganhando expressividade em múltiplos espaços, como a escola. O principal objetivo da investigação foi analisar as percepções e representações de ciência de bolsistas de iniciação científica júnior. Para tanto, realizou-se investigação descritiva com 9 bolsistas, estudantes do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado em 3 partes: caracterização da amostra; afirmações na escala Likert; questões abertas sobre ciência. As informações coletadas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os sujeitos reconhecem a ciência enquanto instituição necessária, depositando confiança em sua ação. As ações e os conteúdos relacionados à ciência, bem como os desejos e expectativas de resultados dos profissionais do campo científico foram constatados. As representações dos sujeitos sobre ciência são apresentadas em categorias: instrumento; conhecimento; pesquisa; amplitude; tipos de saberes. É possível considerar, portanto, que as bagagens trazidas pelos estudantes devem ser utilizadas como referência, possibilitando a exploração de horizontes científicos e pedagógicos.</p> Victor Hugo Nedel Oliveira, Daniel Giordani Vasques Copyright (c) 2020 Victor Hugo Nedel Oliveira, Daniel Giordani Vasques https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1991 Thu, 08 Oct 2020 00:00:00 +0000 Vieses manhosos de uma academia que acha não os ter http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2038 <p>Talvez por conta da pandemia de 2020, as pessoas estejam mais contritas e sensíveis.&nbsp;Temos visto algumas reiterações da pedagogia do amor, em geral citando Maturana, que tem sido o principal patrono da ideia. Nada mais necessário, também verdadeiro. No entanto, fica o gosto amargo de hipocrisia institucional, ao vermos que nosso sistema de ensino é tudo, menos pedagogia do amor. Pode soar a pieguice sonsa. Vejo alguns educadores encantados com a ideia, pelos quais tenho o maior respeito, porque sei de sua integridade e competência acadêmica, mas fico pensando até que ponto é viável curtir esta ideia da pedagogia do amor, não só porque é estranha ao contexto eurocêntrico cartesiano, mas porque soa a cortina de fumaça para encobrir uma política educacional incrivelmente perversa. Aprendizagem quase não existe, sobretudo no Ensino Médio (EM), não levamos quase nada para a vida da escola e a série histórica do Ideb desde 1995 escancara um sistema inepto, para não dizer inútil, sem perspectiva de mudança. A miséria educacional atravessa os governos, independentemente da ideologia, porque o instrucionismo é a postura padrão, hoje globalizada, também acolhida oficialmente no PISA: o sistema é tipicamente de “ensino”, instrução, baseada na aula copiada para ser copiada, conteudista, tal qual aprecia a escola privada.</p> <p>&nbsp;</p> Pedro Demo, Renan Antônio da Silva Copyright (c) 2020 Pedro Demo, Renan Antônio da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2038 Thu, 08 Oct 2020 00:00:00 +0000 Educação emocional: intervenção em uma escola de Ensino Médio em Pernambuco http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1954 <p>Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa voltada para o cultivo das emoções na educação, com o envolvimento de duas pesquisadoras, quatro professoras copesquisadoras e 139 estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual de referência da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. Adotamos uma abordagem qualitativa, exploratória e propositiva por meio de uma pesquisa-ação. As análises foram realizadas de forma interpretativa com o suporte do <em>software</em> Iramuteq. A intervenção indicou a importância de: manter uma escuta sensível quanto às vivências dos participantes; perceber os docentes como copesquisadores, entendendo que os fundamentos teóricos integrados à experiência prática deles geram conhecimento e que se devem respeitar as singularidades de cada docente. O desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento e autogestão estimulou a compreensão mútua, promovendo a empatia entre os participantes (docentes-discentes e discentes entre si), e contribuiu para a regulação da impulsividade, proporcionando relações mais humanizadas no ambiente escolar em foco e na vida em sociedade.</p> Mariana Marques Arantes, Aurino Lima Ferreira, Eugênia Paula Cordeiro, Carla de Paula Campos Copyright (c) 2020 Mariana Marques Arantes, Aurino Lima Ferreira, Eugênia Paula Cordeiro, Carla de Paula Campos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1954 Tue, 27 Oct 2020 00:00:00 +0000 Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2063 <p>Os estudos em metacognição avançaram nas últimas décadas, todavia, ainda não há um corpo teórico amplo capaz de abarcar as especificidades possíveis de serem estabelecidas. Essa constatação nos levou a realizar um breve histórico da introdução do termo “metacognição”, apresentando uma possibilidade para delimitar sua utilização vinculada às intervenções didáticas no campo educacional. Para isso, texto discute a origem do termo; aponta uma possível instituição de componentes para sua conceitualização a partir de entendimentos consensuais; elabora um mapa dos domínios metacognitivos e assume a reflexão metacognitiva como a expressão que interliga os componentes metacognitivos.</p> Cleci Werner da Rosa, Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda Copyright (c) 2020 Cleci Werner da Rosa, Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2063 Thu, 22 Oct 2020 00:00:00 +0000 Recorte investigativo: precarização do trabalho e adoecimento do docente http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1931 <p>O objetivo deste artigo é o de suscitar uma discussão em torno do processo de precarização do trabalho do docente do ensino superior e o consequente adoecimento. Foi realizado um levantamento quantitativo e uma análise qualitativa de um corpus empírico oriundo do mapeamento de pesquisas publicados na área de Educação nos últimos dez anos (2009-2019), a partir das palavras-chave: precarização do trabalho; trabalho docente; adoecimento docente. Consiste em um recorte investigativo com base na metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) cuja amostra relaciona-se aos fatores do adoecimento e da precarização do trabalho docente, com autores críticos que trabalham com a temática trabalho, precarização e saúde no contexto educacional. O recorte analítico apresentado apontou para a precarização do trabalho e o adoecimento do docente do ensino superior, principalmente os fatores aliados ao produtivismo e à intensificação do trabalho.</p> Fernanda Rodrigues Pontes, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Guilherme Ribeiro Rostas Copyright (c) 2020 Revista Educar Mais https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1931 Thu, 29 Oct 2020 00:00:00 +0000 Estudo de teses e dissertações nacionais sobre feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma feira de ciências e suas interligações http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2012 <p>Atualmente ocorrem dezenas de Feiras de Ciências em nosso país. Diante disso, buscamos realizar um levantamento para catalogarmos, em uma planilha eletrônica, os trabalhos de pós-graduação em <em>stricto sensu</em> desenvolvidos no Brasil sobre Feiras de Ciências. Foram localizadas 111 dissertações e 13 teses, tendo como trabalho pioneiro a dissertação de Ronaldo Mancuso de 1993. Tal levantamento demonstrou uma tendência de crescimento no número de trabalhos ao longo dos últimos anos, pois das 124 produções analisadas 109 são do período de 2010 a 2019. Destacamos como possível indício o fomento das chamadas anuais do CNPq de apoio a Feiras e Mostras Científicas. Em relação ao processo de categorização final, encontramos uma dispersão no foco dos trabalhos, pois muitos, apesar de citarem Feira de Ciências, não a tiveram como tema central de pesquisa. Foi identificado que o termo “Feira de Ciências” muitas vezes é usado sem definição consensual. Assim, realizamos uma síntese sobre as definições de Feiras de Ciências apresentadas em publicações de autores renomados no tema. Essa síntese propiciou uma construção de 10 objetivos e a elaboração do mapa de elementos que envolvem uma Feira de Ciências e suas interligações.</p> Cicero Gularte Scaglioni, Bruna Andrieli Ilha Pereira, Tobias de Medeiros Rodrigues, Ivo Leite Filho, Pedro Fernando Teixeira Dorneles Copyright (c) 2020 Cicero Gularte Scaglioni, Bruna Andrieli Ilha Pereira, Tobias de Medeiros Rodrigues, Ivo Leite Filho, Pedro Fernando Teixeira Dorneles https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2012 Tue, 10 Nov 2020 00:00:00 +0000 O ensino da disciplina de Projeto Arquitetônico auxiliado pela realidade aumentada http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2014 <p>Os recursos tecnológicos são cada dia mais adotados dentro da escola, substituindo as tradicionais lousas. Os projetores multimídias, como exemplo, trazem consigo uma facilidade de apresentação de elementos textuais e de vídeos, potencializando, assim, o campo de ensino e aprendizagem na instituição escolar. O objetivo deste artigo é abordar o uso da tecnologia conhecida como Realidade Aumentada (RA) para que a instrução da disciplina de projeto arquitetônico seja construída de forma mais eficiente. Tal proposta visa sanar uma dificuldade coletiva de visualização tridimensional de elementos arquitetônicos representados em projeto bidimensional. A metodologia utilizada está caracterizada como qualitativa, e também como exploratória e descritiva, por meio de um experimento com uma edificação tridimensional e seu projeto arquitetônico com alunos do Curso Técnico em Edificações ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) <em>campus</em> Morada Nova. Tal pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do próprio IFCE, um órgão colegiado interdisciplinar e independente em sua atuação e decisões de sua competência. Os resultados obtidos através da utilização indicam que o uso da RA incrementa a aprendizagem nesta área, sendo necessário apenas o uso de um <em>smartphone </em>com configurações simples e com acesso à internet, para que seja viável a aplicabilidade da RA.</p> Jonathan Felipe da Silva, Jefferson Queiroz Lima, Sandro César Silveira Jucá, Adriano Bayma de Mesquita, Aldayr de Oliveira Monteiro Copyright (c) 2020 Jonathan Felipe da Silva, Jefferson Queiroz Lima, Sandro César Silveira Jucá, Adriano Bayma de Mesquita, Aldayr de Oliveira Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2014 Fri, 13 Nov 2020 00:00:00 +0000