Reciclando Lixo, Preservando o Planeta

Autores

  • Francilene Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.654

Resumo

O Projeto “RECICLANDO LIXO, PRESERVANDO O PLANETA” foi
desenvolvido na Escola Municipal de ensino fundamental Roseli Nunes, em
turmas de séries finais, iniciado em maio, se estendendo até final do corrente ano. As turmas são compostas de alunos com idades variadas, advindos de comunidades com pouca estrutura familiar que ignoram questões relacionadas ao ambiente. Assim, pretende-se que toda a comunidade passe a ter consciência da necessidade sobre a seleção do lixo, gerenciamento correto dos resíduos, perigos e destinos. Inicialmente apresentamos o projeto à turma, trazendo à tona os seus conhecimentos em relação ao lixo. Promovemos vídeo-aulas sobre aquecimento global, dando uma visão sobre o nosso planeta nos dias atuais. Utilizando a interdisciplinaridade, realizamos pesquisas com a comunidade em relação aos produtos consumidos e à quantidade de lixo gerada, e o acúmulo desses materiais descartados, que poderiam ocasionar enchentes, contaminação do solo e água prejudicando o ambiente.
Começamos trabalhando a sala de aula, a escola e a localidade onde moram, para que entendessem a importância de cuidarmos do ambiente.
Confeccionamos folders, com propostas de mudança que auxiliem no meio ambiente, que após foram distribuídos à comunidade. Realizamos oficinas de reciclagem, ministradas pelos alunos para seus pais, nas quais reciclaram garrafas pet, confeccionando cadeiras, puffs, flores, vassoura e poltronas com caixas de leite. A pesquisa de campo integrou os alunos do 5º ano e préescolar, que analisaram as mudanças no ambiente, nas paisagens e a grande quantidade de lixo principalmente na estrada de acesso à escola. Após, num debate, utilizamos o lixo coletado para trabalhar a classificação do mesmo em orgânico e inorgânico, identificamos o lixo, contextualizando-o com o seu tempo de decomposição na natureza e, ainda, confeccionamos baldes para
coleta seletiva de lixo na escola, implantando o processo de compostagem.
Obtivemos grandes mudanças nos alunos analisadas pelas cobranças que os mesmos realizam na escola e na comunidade, tornando-se  multiplicadores dessas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-04

Como Citar

Gonçalves, F. (2012). Reciclando Lixo, Preservando o Planeta. Revista Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%p.654

Edição

Seção

Artigos