Referencial curricular gaúcho para o Ensino Médio de 2021: contexto de produção, ciências da natureza e questões étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2405

Palavras-chave:

Referencial Curricular Gaúcho, Área de Ciências da Natureza, Políticas Públicas, Relações Étnico-Raciais

Resumo

A rápida construção do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio tornou saliente muitos dos contrassensos presentes nas políticas educacionais no Brasil. Neste trabalho discutimos alguns destes contrassensos a partir de um triplo olhar: sobre a participação da academia no contexto de produção, sobre a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio e sobre as questões étnico-raciais presentes (ou não) nesta mesma área. Nossa análise mostra uma limitada participação da academia decorrente da forma enrijecida de construção do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolvido a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta forma enrijecida resultou em um tratamento superficial dos conhecimentos a serem trabalhados nas Ciências da Natureza justificado inadequadamente por uma abordagem interdisciplinar. Resultou também em um afastamento das políticas educacionais em voga até 2015, um reducionismo do direito à educação e uma total falta de discussões étnico-raciais na área de ciências. São resultados que trazem preocupação ao não considerar as complexas relações existentes entre os agentes participativos do sistema educacional brasileiro e gaúcho, o que poderá trazer prejuízos futuros à Educação Científica.

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Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), na área de concentração: Ensino de Física. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.

Alan Alves-Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Ciências (Astrofisica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado no Chile e na Austrália, onde também atuou como Super Science Fellow. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física e em Ensino de Física e no NEAB/UFRGS) em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, principalmente em questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas.   https://orcid.org/0000-0001-5579-2138

Alexander Montero Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação e licenciatura em Física, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Professor e pesquisador da área de Ensino de Física no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com formação de professores em nível de graduação e de pós-graduação, ministrando aulas na área de Física e Ensino de Ciências. Desenvolve pesquisas nas áreas de Formação de Professores, de Ciência, Tecnologia e Sociedade e de Ensino de Ciências. 

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Massoni, N. T., Alves-Brito , A. ., & Cunha, A. M. . (2021). Referencial curricular gaúcho para o Ensino Médio de 2021: contexto de produção, ciências da natureza e questões étnico-raciais. Revista Educar Mais, 5(3), 583–605. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2405

Edição

Seção

Artigos