Educação infantil em tempo integral: o que dizem as professoras?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2396

Palavras-chave:

Educação infantil, Tempo integral, Professoras

Resumo

Este artigo expõe parte dos resultados de um estudo exploratório realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com 34 professoras de dez municípios do estado do Espírito Santo, que atuam em creches e pré-escolas públicas urbanas e rurais com atendimento em tempo integral. Tem por objetivo discorrer sobre as percepções das professoras em relação à educação infantil em tempo integral, considerando três categorias analíticas: implementação do tempo integral, práticas pedagógicas e os desafios encontrados. Os resultados apontam que a implementação do atendimento em tempo integral foi motivada pela necessidade de trabalho extradomiciliar, atrelada às condições socioeconômicas das famílias, tais como situação de pobreza, risco e vulnerabilidade social. Em relação às práticas pedagógicas, as professoras revelam centralidade no trabalho de proteção e de provisão das crianças. A escassez de recursos materiais, a falta de transporte para a realização de passeios, o cansaço das crianças em virtude da longa permanência na instituição, bem como a ausência de professores durante toda a jornada são considerados desafios para a garantia de uma experiência em tempo integral com qualidade.

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Biografia do Autor

Simone Ferreira Duarte, Sensekids Escola Montessoriana de Vitória - ES

Graduada em Pedagogia – Ufes. Professora da Educação Infantil na Sensekids escola Montessoriana de Vitória.

Franceila Auer, Prefeitura Municipal de Vitória - ES

Graduada em Pedagogia – Ufes. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – Ufes. Professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV/ES).

Rennati Taquini, Prefeitura Municipal de Guarapari - ES

Graduada em Pedagogia – Ufes. Professora da Educação Infantil e das Séries Iniciais na Prefeitura Municipal de Guarapari (PMG/ES).

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutora em Educação – Universidade de São Paulo. Professora titular do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

Duarte, S. F., Auer, F., Taquini, R., & Araújo, V. C. de. (2021). Educação infantil em tempo integral: o que dizem as professoras? . Revista Educar Mais, 5(3), 670–682. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2396

Edição

Seção

Artigos