O projeto ‘Aulas em Casa’ e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2220

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Ensino Remoto

Resumo

Em decorrência da pandemia do COVID-19 foram suspensas as aulas presenciais das escolas em todo o mundo. No Amazonas, as secretarias de educação do estado e do município de Manaus implantaram um projeto denominado ‘Aula em Casa’ que disponibiliza conteúdos através da televisão aberta, aplicativo de celular, YouTube, Facebook e um ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi analisar esse projeto a partir das narrativas de docentes sobre as condições de oferta do ensino remoto realizadas em Manaus/AM à luz da teoria histórico-cultural. Participaram do estudo seis docentes que atuam na rede pública estadual e municipal, que semanalmente produziram relatos de suas experiências durante o confinamento social. Foram identificados os principais obstáculos e analisadas as soluções adotadas pelo governo local. Conclui-se que não foram considerados os impactos da pandemia na vida das pessoas, os esforços centraram-se na transmissão de conteúdo desconsiderando a importância da mediação pedagógica. As saídas para uma questão tão complexa devem ser construídas em parceira com toda a comunidade escolar, em especial ampliando a compreensão do processo pedagógico.

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Biografia do Autor

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Camila Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga e Pedagoga. Egressa da Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação.

Referências

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Ribeiro da Silva, I., & Ribeiro da Silva, C. . (2021). O projeto ‘Aulas em Casa’ e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas: . Revista Educar Mais, 5(1), 25–34. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2220