Implicações do paradigma emergente na formação continuada dos (as) professores (as) da rede municipal de Palmas – TO em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2121

Palavras-chave:

Palavras-chave: Formação Continuada; Paradigma Emergente; Ensino Remoto.

Resumo

O trabalho tem como objetivo compreender como a rede municipal de Educação de Palmas – TO está desenvolvendo, no contexto da Pandemia do Covid-19, o processo formativo, de maneira que os professores sejam os protagonistas no ensino remoto. O procedimento adotado para alcançar o objetivo foi a abordagem qualitativa de pesquisa bibliográfica elencando referencias teóricos e empírico que alicerçam a discussão proposta. Pensar a formação continuada no enfoque ontológico a partir da complexidade e da transdisciplinaridade, em um cenário de desordem, incertezas e indeterminismo reafirmados pela pandemia, requer uma mudança profunda de natureza sistêmica fazendo as conexões necessárias entre ser humano, conhecimento e realidade. No momento atual, urge a necessidade de romper com o reducionismo que prevalecem nos processos de formação continuada dos profissionais de educação e os enfoques tradicionais que subsidiam suas práticas pedagógicas. Partindo desta conjuntura buscaremos compreender as possibilidades que a realidade quântica, princípio base do paradigma emergente, vem nos apresentado em relação à formação continuada de profissionais da educação diante a pandemia.

 

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Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós- doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7113857811427432. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2411-6580. E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br    

Marina Carla da Cruz Queiroz, UFT

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e professora da Educação Básica. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4967625376932485. E-mail: marinacarlla@gmail.com

Jocyléia Santana dos Santos , Universidade Federal do Tocantins

Pós - doutora em Educação/UEPA, Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia – REDE EDUCANORTE/PGDEA, Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE/UFT. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8198025782417839.  Programa: Programa de Pós-graduação em Educação PPGE – UFT. E-mail: jocyleiasantana@gmail.com

 

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Pinho, M. . J. de ., Queiroz, M. C. da C. ., & Santos , J. S. dos . (2021). Implicações do paradigma emergente na formação continuada dos (as) professores (as) da rede municipal de Palmas – TO em tempos de pandemia. Revista Educar Mais, 5(1), 157–166. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2121