A Educação do Campo na pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: um levantamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.120-139.1755

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino de Ciências e Matemática, Formação de Professores, Currículo.

Resumo

O presente trabalho visa analisar e mapear as produções de programas de pós-graduação referentes ao ensino de Ciências e Matemática voltadas para a modalidade da Educação do Campo. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa em plataformas digitais sobre os temas citados, em busca de produções que discutissem o Ensino de Ciências e Matemática para uma análise em momento posterior. Durante as análises observamos a diversidade de produções, uma vez que foram encontrados trabalhos que abrangem diversos ramos da Ciência e da Matemática. Após as análises foi possível identificar que apesar de muitas propostas prezarem pelo Ensino de Ciências e Matemática ainda há uma compartimentalização de saberes. Ainda, fica evidente que todas as propostas e discussões que envolvem as temáticas de Currículo e Formação de Professores propõem formação continuada e adequações pedagógicas e organizacionais para que as escolas do campo atendam as necessidades da comunidade. Frente a isto, as publicações voltadas para o Ensino e Aprendizagem, prezam por garantir que os aspectos da comunidade e da vida no campo sejam enaltecidos nas práticas escolares, uma vez que se preocupam com a questão de dar significados aos conhecimentos escolares por meio da cultura. Para concluir, ressaltamos o quão é importante a construção e implementação de propostas que diferenciem o currículo das escolas do campo, uma vez que estas vão ao encontro dos documentos oficiais que regem a Educação do Campo no Brasil, prezando pela cultura, crenças e saberes oriundos de aspectos socioculturais e são uma alternativa para a descompartimentalização dos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, C. L. dos. S. Situação de estudo na Formação de Professores em scolas do campo de Coaraci/BA. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017.

ANDREATTA, C. Etnomatemática e Educação do Campo: O caso da Escola Municipal Comunitária Rural Padre Fulgêncio do Menino Jesus, município de Colatina, estado do Espírito Santo. 2013. 153 f.Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2013.

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências (ABRAPEC). Comitê Assessor de Educação (CNPq). Coordenação de área 46 – Ensino de Ciências e Matemática (CAPES). Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sociedade Brasileira de Física (SBF). Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Subsídios da área de Ensino de Ciências e Matemática para a 4ª CNCTI e Conferência Regional Sudeste. Parc. Estrat. ed. especial. v. 16. nº 36. p. 51-58. Brasilia, DF.

BARBOSA, L. N. S. C. de. Entendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículo. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2014.

DIAS, F. F. Ensino de Física a partir da articulação freire-cts: Lançando um olhar sobre as escolas do campo. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

FRANCA, E. Educomunicação Ambiental: Uma proposta metodológica para o trabalho da temática ambiental no contexto escolar. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2016.

FRANTZ, D. de. S. F. da. S. Potencialidades da Fotografia para o Ensino de Geometria e Proporção em uma Escola do Campo. 2015. 206 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. FONSECA, L. M. B. Um Olhar sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas do Campo. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. LIMA, S. de. O. Ensino de Matemática na Educação do Campo: Um estudo de caso no curso PRONACAMPO – URCA. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

LIMA, A. S. de. A relação entre conteúdos matemáticos e o campesinato na Formação de Professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. 2018. 215 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

LOPES, R. M. G. Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2016.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. MOREIRA, S. F. Construção de Competências e Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental em Ilhéus, Bahia a Partir do Ensino de Ciências por Investigação. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.

PACHECO, M. B. ANDREIS, G. da. S. L. Causa das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. In: Revista Principia. n. 38, p. 105-119, 2017.

PAITER, L. L. Reflexões sobre a Formação Docente na área de conhecimento Ciências da Natureza: A Licenciatura em Educação do Campo – UFSC. 2017 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

PEIXER, L. C. Necessidades Formativas e a Prática como componente curricular em documentos curriculares do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Santa Catarina – SJ. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

PEREIRA, L. B. C. Ensino de Estatística na Escola do Campo: Uma proposta para um 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

PEREIRA, E. da. S. Contribuições da Abordagem temática Freireana para o Ensino de Ciências de uma escola do campo de Iguaí/BA Ilhéus – BA. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2015.

PINHEIRO, N. C. Por uma pesquisa em ensino de física menos universal: usando um modelo teórico de níveis de contexto mutuamente constitutivos para interpretar a educação científica em diferentes idioculturas. 2016. 162 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SANCHES, D. G. R. Educação Ambiental na escola do campo: processos, procedimentos e práxis pedagógicas no contexto escolar. 2016. 337 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

SANTOS, M. G. dos. Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Rio Grande do Sul: Diálogos com professores formadores. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. SANTOS, S. R. M. Ensinar Matemática na Educação Infantil do Campo: análises em escolas do município de Igarassu. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

SCHLOTTFELDT, L. M. Oficinas Temáticas e o Ensino de Ciências da Natureza em uma escola do campo do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2018 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Franciscana, Santa Maria, 2018.

SCHNEIDER, T. M. A abordagem temática e o Ensino de Física: Articulação com a Educação do Campo. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

SILVA, K. A. de L. Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação. 2017. 325 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

Downloads

Publicado

2020-02-17

Como Citar

Vargas, A. F., Soares, G. de O., & Bisognin, E. (2020). A Educação do Campo na pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: um levantamento. Revista Educar Mais, 4(1), 120–139. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.120-139.1755

Edição

Seção

Artigos