Metodologias para o ensino-aprendizagem em Ciências Naturais na educação de jovens e adultos: tecendo diálogos

Autores

  • Antonio Nazare Soares Rosa Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.120-133.1411

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Metodologias, Ensino-Aprendizagem

Resumo

A análise do processo de ensino aprendizagem na 4ª etapa da educação de jovens e adultos se deu em razão da necessidade de uma investigação adequada dessa modalidade de ensino, dando enfoque nas metodologias utilizadas pelos docentes no ensino de ciências, como tema gerador do conhecimento. Foi estabelecido um tratamento especial a questão mensurada, visando desta forma aproximar o conhecimento científico à realidade do aluno. Esses fatores observados foram originados devido à ausência do uso correto de mecanismos que proporcionassem aos alunos um entendimento aceitável dentro dos objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada neste trabalho foi a observação, aplicação de questionários avaliativos no intuito de verificar a visão e o nível de aprendizagem em ciências de cada aluno, auxiliadas pelo uso de aulas contextualizadas e aula experimental que serviram como objeto de análise para comprovar a eficiência das metodologias de ensino aqui adotadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Nazare Soares Rosa, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Ciencias Naturais com habilitação em química (UEPA), Especialista em Docência Universitaria com ênfase em Educação. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Pan Americana(FAPAN).

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Rosa, A. N. S. (2019). Metodologias para o ensino-aprendizagem em Ciências Naturais na educação de jovens e adultos: tecendo diálogos. Revista Educar Mais, 3(1), 120–133. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.120-133.1411

Edição

Seção

Artigos