Projeto Robótica Pedagógica: o resgate do PROUCA para o Ensino de Ciências – na educação 4.0

David Gentil de Oliveira, Wellington da Silva Fonseca

Resumo


O presente artigo vem demonstrar a importância da Robótica Pedagógica como forma de ensino nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio do resgate do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) para a Robótica Pedagógica, as plataformas Arduino e Ardublockly, de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular junto ao Ensino de Ciências – Física. Com isso, desenvolveu-se uma análise quantitativa, a partir de projeto de oficinas e treinamentos de introdução à robótica pedagógica na escola municipal Major Cornélio Peixoto no município de Santo Antônio do Tauá no estado do Pará, possibilitando aos professores e alunos a oportunidade de ampliar as discussões das teorias estudadas em sala de aula, com apoio do Laboratório de Engenhocas da Universidade Federal do Pará (UFPA). observou-se, que a utilização da Robótica Pedagógica deve ser incentivada, planejada e desenvolvida considerando os aspectos de aprendizagem, interagindo de forma consciente com os alunos, propiciando um despertar ativo e dedicado, o que irá refletir positivamente no desenvolvimento crítico do aluno com relação aos seus conhecimentos científicos, estimulando para a formação de futuros engenheiros, e profissionais da área de Ciências Exatas em geral, para que possam utilizar de todo aprendizado adquirido na área de ciência e tecnologia, para assim, ingressarem de forma qualificada no mercado de trabalho. 

Palavras-chave


Robótica Pedagógica; PROUCA; Arduino; Ardublockly; BNCC.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.79-86.1406

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